Palácio San Martin
Publicidade
O Palácio San Martín é a sede cerimonial da Chancelaria da República Argentina, dependente do Ministério de Relações Exteriores. Está situado a frente da Praça San Martín no bairro Retiro, de Buenos Aires.
Este belo palácio de estilo Beaux-arts foi projetado para Mercedes Castellanos de Anchorena, membro de uma das famílias mais representativas da aristocracia portenha, pelo arquiteto Alejandro Christophersen, em 1905.
Construído a partir de 1909, foi inaugurado pela família Anchorena para comemorar o centenário da declaração da Independência Argentina. Desde sua construção e durante os vinte anos em que foi propriedade da família Anchorena, foi conhecido popularmente como Palácio Anchorena, até que em 1936 foi adquirido pelo governo argentino e se converteu na sede do Ministério de Relaciones Exteriores, passando a chamar Palácio San Martín.
Publicidade
Em 1993 foi inaugurado o Edifício Cancillería em Buenos Aires, um moderno edifício, para o funcionamento do Ministério, deixando-se o tradicional palácio como a sede cerimonial da Chancelaria Argentina.
O Palácio San Martín possui muitas obras de artistas argentinos e americanos do século XX, como Antonio Berni, Pablo Curatella Manes, Lino Enea Spilimbergo e Roberto Matta.
Ainda se encontra nele uma coleção de arte pré-colombiana e uma biblioteca especializada em direito internacional e de história das relações internacionais.
É considerado monumento histórico nacional argentino desde 1994 pelo MHN.
Tag: Buenos Aires, Preservado