City Investing Building
Publicidade
O Edifício City Investing foi um dos primeiros arranha-céus da Nova York do início do século XX. Concluído em 1908 como um dos maiores edifícios de seu tempo. Foi demolido em 1968.
A construção se localizava na 56 Cortland Street, entre a Broadway e a Church Street, e foi construído entre 1906 e 1908. O arquiteto foi Francis Kimball, e a obra foi tocada pela Hedden Construction Company de Nova Jersey.
Publicidade
Com uma torre de 33 andares e uma extensa base de 26 andares, tinha a forma de F, devido ao Gilsey Building (em laranja, abaixo), prédio já concluído que existia no canto da quadra.
Na imagem acima, vemos o Hudson Building em primeiro plano à direita, o City Investing a meio plano e a torre do Singer Building em último plano, à esquerda e acima.
Junto aos seus vizinhos Singer Building (brevemente o mais alto do mundo), o Hudson Terminal (o maior prédio de escritórios da época), o Equitable Building e outros, o City Investing Building foi um dos mais fotografados arranha-céus da época, e uma demonstração da densidade urbana vindo a se agravar na região.
O Equitable Building deixou o City Investing sob sombra permanente abaixo do 24º piso, uma situação que levou a Resolução de Zoneamento de Nova York a exigir espaços maiores entre os novos edifícios em 1916.
De 1928 até 1932 foi conhecido como Benenson Building, posteriormente simplesmente por seu endereço, 165 Broadway.
Foi demolido em 1968, junto ao seu vizinho Singer Building, para abrir espaço para a construção do One Liberty Plaza. Até aquele momento, o Singer Building foi o mais alto prédio a ser demolido, e o City Investing, o segundo.
Fonte – Tradução livre de Ronaud Pereira
Saiba mais