Art Nouveau
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A expressão art nouveau é a expressão francesa para “arte nova”, foi um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas muito apreciado de 1890 até os anos 1920. É também conhecida como Jugendstil, termo alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend. A art nouveau foi uma reação à arte acadêmica do século XIX. Foi inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.
Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo gradativamente migrou das linhas excessivamente orgânicas, para traçados mais geométricos, uma característica própria do movimento artístico art déco, o qual vigorou aproximadamente de 1910 até 1939.
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Origens
As origens do Art Noveau partem de Willian Morris, arquiteto e sociólogo, influenciado pelas ideias de John Ruskin, contrárias a mecanização dos processos da época, surgidas com a 2ª Revolução Industrial. Morris lidera o movimento Arts & Crafts assumindo que era impossível negar o desenvolvimento industrial, porém abrindo caminho para a síntese entre a arte e a indústria, influenciando o surgimento do Art Nouveau na medida em que novos materiais e técnicas industriais permitiam o surgimento de novas formas de expressão artística.
Propagação
O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência se espalhou pelo mundo. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. O movimento ganhou visibilidade com a Galeria Parisiense L´Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. Posteriormente, um projeto de redecoração da casa de Bing, exposto na Exposição Universal de Paris em 1900 projetou o movimento para fora da França.
Na França, as entradas do metropolitano de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo art nouveau. Emile Gallé praticou o estilo “Escola de Nancy”. Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitectura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitectura de toda a Áustria-Hungria.
Art Nouveau também era o estilo de artistas conhecidos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o art nouveau de sua própria maneira.
O art nouveau ilustra a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade. É considerado, portanto, uma transição entre o historicismo e o modernismo.
O Centro Histórico de Riga, na Letônia, é considerado como “a melhor coleção de construções art nouveau na Europa”, tendo sido incluso na lista em 1997, junto com quatro casas (chamadas em francês: Hôtel de maître): Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e Casa-Museu Horta em Bruxelas feitas por Victor Horta (1861-1947).
Outros nomes
Hoje, é comum chamar de art nouveau as obras com uma linha orgânica de influência franco-belga e de Jugendstil as obras com linhas mais geométricas dos países germânicos.
Ao nível internacional, outros nomes locais foram associados à “arte nova” com as suas formas, escolas de pensamento, praticantes e obras. Muitos desses termos se referem à ideia de novidade:
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- Antes de a expressão art nouveau se tornar comum na França, Style Moderne (Estilo Moderno) era a designação mais frequente;
Arte jovem ou estilo modernista, na Espanha; - Modernismo, na Catalunha;
- Arte Nova, em Portugal;
- Lo Stile Liberty ou Stile Floreale, na Itália;
- Nieuwe Kunst, nos Países Baixos;
- модерн (“novo, contemporâneo”), na Rússia.
- Muitos nomes referem especialmente às formas orgânicas que eram populares com os artistas art nouveau: Stile Floreale (estilo floral), Lilenstil (estilo do Lírio), e Wellenstil (estilo da onda).
Em outros casos, são os artistas renomados e locais associados que influenciaram os nomes.
As entradas (edículas) do Metropolitano de Paris (1900-1912), obras de Hector Guimard, por exemplo, forneceram a expressão Style Métro (estilo metrô); a popularidade da loja de departamento londrina Liberty fez com que o estilo ficasse conhecido na Itália como Stile Liberty (estilo Liberty); nos Estados Unidos, ficou conhecida como Tiffany Style devido a sua associação com Louis Comfort Tiffany. Na Áustria, uma forma local de Art Nouveau era praticada pelos artistas da Secessão de Vienaː assim, o estilo passou a ser conhecido como Sezessionstil (estilo da Secessãoː em húngaro, szecesszió). No Reino Unido, o estilo é associado às atividades de Charles Rennie Mackintosh na Escola de Artes de Glasgow, e é geralmente conhecido como Glasgow School, do grupo The Four.
As tendências Art Nouveau também eram usadas por estilos locais. Na Dinamarca, por exemplo, era um aspecto da Escola Skønvirke (trabalho estético) que se relacionava com o estilo Arts and Crafts. Da mesma forma, os artistas adotaram muitos dos padrões florais e orgânicos do Art Nouveau no estilo Mloda Polska (Polônia Jovem) na Polónia.
Houve, também, nomes menos favoráveis ao estilo Art Nouveau, como Style Spaghetti (estilo espaguete), o Style Ténia (estilo tênia), o Style Nouille (estilo macarrônico) e Paling Stijl (estilo da enguia).
Uma forma inteiramente Nova de Expressão
O art nouveau é, atualmente, considerado um estilo completo, abarcando toda a hierarquia do design – arquitetura; interior; artes decorativas, joias, móveis, têxteis, prata e outros utensílios e iluminação; e as artes visuais.
De acordo com a filosofia do estilo, a arte deve ser um modo de vida. Para muitos europeus, foi possível viver em casas inspiradas pelo art nouveau com móveis, prataria, louça, joias e cigarreiras art nouveau. Os artistas art nouveau queriam combinar as belas-artes e as artes aplicadas até mesmo com objetos utilitários.
A reação ao Art Nouveau estimulou o surgimento de críticos que defendiam o pensamento racional e funcional como Mies Van der Rohe, Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright.
Características do Art Nouveau
Surgiu uma hiper valorização dos traços encontrados na natureza; sua complexidade e sinuosidade, buscando o desafio de produzir de forma industrial as expressões artísticas cada vez mais originais e ousadas.
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Nas formas buscou-se a originalidade, fugindo das formas tradicionais, clássicas e barrocas. São utilizadas linhas de origem floral ou animal, com formas delicadas, sinuosas, ondulantes, quase sempre assimétricas;
Os materiais explorados eram novos, como o ferro, vidro e o cimento;
O movimento diferenciou-se por dar grande importância ao design, deixando de lado a pintura. Por isso muitas vezes foi marcado por uma decoração elaborada. O grande destaque foi o desenvolvimento de cartazes e objetos de decoração. Foram criados novos formatos de letra, marcas comerciais e layouts de impressão.
Art Nouveau e Arquitetura
O art nouveau na arquitetura e design interior evitou os estilos revivalistas do século XIX. Apesar de os designers art nouveau terem selecionado e modernizado alguns dos mais abstratos elementos do estilo rococó, como as texturas da chama e da concha, eles também defenderam o uso de formas orgânicas muito estilizadas como fonte de inspiração, expandindo o repertório “natural” de se usar alga, grama e insetos.
São características deste estilo o uso de florais, formas orgânicas e naturais inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e animais. Os edifícios apresentavam formas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, utilizando muitos mosaicos e misturas de materiais. Os ambiente interno e externo eram articulados, unindo forma e função.
A arquitetura art nouveau fez uso de muitas das inovações tecnológicas do fim do século XIX, especialmente o uso de ferro exposto e grandes pedaços irregulares de vidro para a arquitetura.
No início da Primeira Guerra Mundial, no entanto, a natureza estilizada do design art nouveau – que era caro para se produzir – começou a ser abandonada em favor de um modernismo mais ágil, retilíneo e barato, se transformando no que viria a ser conhecido como art déco.
Mobiliário
O mobiliário Art Nouveau é particularmente interessante, existindo vários importantes designers de móveis art nouveau. Na França, Louis Majorelle, ligado à Escola de Nancy, adotou o estilo e criou móveis com linhas florais e orgânicas.
Na Bélgica, Gustave Serrurier-Bovy adotou um estilo mais linear do Art Nouveauː uma de suas obras icônicas é o gabinete “Silex”. Não devemos esquecer também as linhas geométricas de Charles Rennie Mackintosh, na Escócia, ou de Josef Hoffmann, da Wiener Werkstätte.
Saiba mais
Referências
- DUNCAN, Alastair, Art Nouveau. World of Art. New York: Thames and Hudson, 1994. ISBN 0-500-20273-7
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- HELLER, Steven, and CHWAST, Seymour, Graphic Style from Victorian to Digital. New ed. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2001. p. 53–57.
- STERNER, Gabriele, Art Nouveau, an Art of Transition: From Individualism to Mass Society, Woodbury – Nova York, Barron’s Educational Series, 1982. ISBN 0-8120-2105-3
- FREIRE, Maria Lúcia Santos. Imagens da Arte Brasileira. Rio de Janeiro, 2005.
- SERAPHIM, Mirian N. et al.. Eliseu Visconti – A modernidade antecipada. Rio de Janeiro: Holos Consultores Associados, 2012.
- VISCONTI, Tobias Stourdzé et al.. Eliseu Visconti – A arte em movimento. Rio de Janeiro: Holos Consultores Associados, 2012.
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- LOYER François, Paul Hankar. Naissance de l’Art Nouveau, Bruxelles, éd. Archives d’Architecture Moderne, 1986.
- MEERS Louis, Promenades Art Nouveau à Bruxelles, Bruxelas, éd. Racine, 1996.