Art Nouveau

Publicidade
Escada Art Nouveau

Escada Art Nouveau

A expressão art nouveau é a expressão francesa para “arte nova”, foi um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas muito apreciado de 1890 até os anos 1920. É também conhecida como Jugendstil, termo alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend. A art nouveau foi uma reação à arte acadêmica do século XIX. Foi inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.

Janela Art Nouveau Casa Fenoglio Lafleur - Itália

Janela Art Nouveau Casa Fenoglio Lafleur – Itália

Imagens: 12

Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo gradativamente migrou das linhas excessivamente orgânicas, para traçados mais geométricos, uma característica própria do movimento artístico art déco, o qual vigorou aproximadamente de 1910 até 1939.

Publicidade

Origens

As origens do Art Noveau partem de Willian Morris, arquiteto e sociólogo, influenciado pelas ideias de John Ruskin, contrárias a mecanização dos processos da época, surgidas com a 2ª Revolução Industrial. Morris lidera o movimento Arts & Crafts assumindo que era impossível negar o desenvolvimento industrial, porém abrindo caminho para a síntese entre a arte e a indústria, influenciando o surgimento do Art Nouveau na medida em que novos materiais e técnicas industriais permitiam o surgimento de novas formas de expressão artística.

Propagação

O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência se espalhou pelo mundo. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. O movimento ganhou visibilidade com a Galeria Parisiense L´Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. Posteriormente, um projeto de redecoração da casa de Bing, exposto na Exposição Universal de Paris em 1900 projetou o movimento para fora da França.

Gran Hotel - Ciudad de México - 1899 - Designed by the Frenchman Jacques Grüber.

Gran Hotel – Ciudad de México – 1899 – Designed by the Frenchman Jacques Grüber.

Na França, as entradas do metropolitano de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo art nouveau. Emile Gallé praticou o estilo “Escola de Nancy”. Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitectura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitectura de toda a Áustria-Hungria.

Art Nouveau também era o estilo de artistas conhecidos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o art nouveau de sua própria maneira.

Interior of the Georges Fouquet Salon ~1900

Interior of the Georges Fouquet Salon ~1900

O art nouveau ilustra a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade. É considerado, portanto, uma transição entre o historicismo e o modernismo.

O Centro Histórico de Riga, na Letônia, é considerado como “a melhor coleção de construções art nouveau na Europa”, tendo sido incluso na lista em 1997, junto com quatro casas (chamadas em francês: Hôtel de maître): Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e Casa-Museu Horta em Bruxelas feitas por Victor Horta (1861-1947).

Outros nomes

Hoje, é comum chamar de art nouveau as obras com uma linha orgânica de influência franco-belga e de Jugendstil as obras com linhas mais geométricas dos países germânicos.

Ao nível internacional, outros nomes locais foram associados à “arte nova” com as suas formas, escolas de pensamento, praticantes e obras. Muitos desses termos se referem à ideia de novidade:

Publicidade
  • Antes de a expressão art nouveau se tornar comum na França, Style Moderne (Estilo Moderno) era a designação mais frequente;
    Arte jovem ou estilo modernista, na Espanha;
  • Modernismo, na Catalunha;
  • Arte Nova, em Portugal;
  • Lo Stile Liberty ou Stile Floreale, na Itália;
  • Nieuwe Kunst, nos Países Baixos;
  • модерн (“novo, contemporâneo”), na Rússia.
  • Muitos nomes referem especialmente às formas orgânicas que eram populares com os artistas art nouveau: Stile Floreale (estilo floral), Lilenstil (estilo do Lírio), e Wellenstil (estilo da onda).

Em outros casos, são os artistas renomados e locais associados que influenciaram os nomes.

As entradas (edículas) do Metropolitano de Paris (1900-1912), obras de Hector Guimard, por exemplo, forneceram a expressão Style Métro (estilo metrô); a popularidade da loja de departamento londrina Liberty fez com que o estilo ficasse conhecido na Itália como Stile Liberty (estilo Liberty); nos Estados Unidos, ficou conhecida como Tiffany Style devido a sua associação com Louis Comfort Tiffany. Na Áustria, uma forma local de Art Nouveau era praticada pelos artistas da Secessão de Vienaː assim, o estilo passou a ser conhecido como Sezessionstil (estilo da Secessãoː em húngaro, szecesszió). No Reino Unido, o estilo é associado às atividades de Charles Rennie Mackintosh na Escola de Artes de Glasgow, e é geralmente conhecido como Glasgow School, do grupo The Four.

Portas de vitrais - Barcelona

Portas de vitrais – Barcelona

As tendências Art Nouveau também eram usadas por estilos locais. Na Dinamarca, por exemplo, era um aspecto da Escola Skønvirke (trabalho estético) que se relacionava com o estilo Arts and Crafts. Da mesma forma, os artistas adotaram muitos dos padrões florais e orgânicos do Art Nouveau no estilo Mloda Polska (Polônia Jovem) na Polónia.

Houve, também, nomes menos favoráveis ao estilo Art Nouveau, como Style Spaghetti (estilo espaguete), o Style Ténia (estilo tênia), o Style Nouille (estilo macarrônico) e Paling Stijl (estilo da enguia).

Uma forma inteiramente Nova de Expressão

O art nouveau é, atualmente, considerado um estilo completo, abarcando toda a hierarquia do design – arquitetura; interior; artes decorativas, joias, móveis, têxteis, prata e outros utensílios e iluminação; e as artes visuais.

De acordo com a filosofia do estilo, a arte deve ser um modo de vida. Para muitos europeus, foi possível viver em casas inspiradas pelo art nouveau com móveis, prataria, louça, joias e cigarreiras art nouveau. Os artistas art nouveau queriam combinar as belas-artes e as artes aplicadas até mesmo com objetos utilitários.

Interior em Art Nouveau

Interior em Art Nouveau

A reação ao Art Nouveau estimulou o surgimento de críticos que defendiam o pensamento racional e funcional como Mies Van der Rohe, Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright.

Características do Art Nouveau

Surgiu uma hiper valorização dos traços encontrados na natureza; sua complexidade e sinuosidade, buscando o desafio de produzir de forma industrial as expressões artísticas cada vez mais originais e ousadas.

Publicidade

Nas formas buscou-se a originalidade, fugindo das formas tradicionais, clássicas e barrocas. São utilizadas linhas de origem floral ou animal, com formas delicadas, sinuosas, ondulantes, quase sempre assimétricas;

Os materiais explorados eram novos, como o ferro, vidro e o cimento;

O movimento diferenciou-se por dar grande importância ao design, deixando de lado a pintura. Por isso muitas vezes foi marcado por uma decoração elaborada. O grande destaque foi o desenvolvimento de cartazes e objetos de decoração. Foram criados novos formatos de letra, marcas comerciais e layouts de impressão.

Cartaz Estilo Art Nouveau

Cartaz Estilo Art Nouveau

Art Nouveau e Arquitetura

O art nouveau na arquitetura e design interior evitou os estilos revivalistas do século XIX. Apesar de os designers art nouveau terem selecionado e modernizado alguns dos mais abstratos elementos do estilo rococó, como as texturas da chama e da concha, eles também defenderam o uso de formas orgânicas muito estilizadas como fonte de inspiração, expandindo o repertório “natural” de se usar alga, grama e insetos.

Art Nouveau - Gresham Palace

Art Nouveau – Gresham Palace

São características deste estilo o uso de florais, formas orgânicas e naturais inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e animais. Os edifícios apresentavam formas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, utilizando muitos mosaicos e misturas de materiais. Os ambiente interno e externo eram articulados, unindo forma e função.

Residência Art Nouveau

Residência Art Nouveau

A arquitetura art nouveau fez uso de muitas das inovações tecnológicas do fim do século XIX, especialmente o uso de ferro exposto e grandes pedaços irregulares de vidro para a arquitetura.

Art Nouveau - Confeitaria Colombo - Rio de Janeiro

Art Nouveau – Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro

Publicidade

No início da Primeira Guerra Mundial, no entanto, a natureza estilizada do design art nouveau – que era caro para se produzir – começou a ser abandonada em favor de um modernismo mais ágil, retilíneo e barato, se transformando no que viria a ser conhecido como art déco.

Mobiliário

O mobiliário Art Nouveau é particularmente interessante, existindo vários importantes designers de móveis art nouveau. Na França, Louis Majorelle, ligado à Escola de Nancy, adotou o estilo e criou móveis com linhas florais e orgânicas.

Móveis Estilo Art Nouveau

Móveis Estilo Art Nouveau

Na Bélgica, Gustave Serrurier-Bovy adotou um estilo mais linear do Art Nouveauː uma de suas obras icônicas é o gabinete “Silex”. Não devemos esquecer também as linhas geométricas de Charles Rennie Mackintosh, na Escócia, ou de Josef Hoffmann, da Wiener Werkstätte.

Namoradeira - Antoni Gaudí - Museu Nacional de Arte da Catalunha

Namoradeira – Antoni Gaudí – Museu Nacional de Arte da Catalunha

Saiba mais

Wikipedia

Referências

  • DUNCAN, Alastair, Art Nouveau. World of Art. New York: Thames and Hudson, 1994. ISBN 0-500-20273-7
  • BURNIAT Patrick, PUTTEMANS Pierre, VANDENBREEDEN Jos, L’Architecture Moderne à Bruxelles / Moderne Architectuur in Brussel / Modern Architecture in Brussels, Bruxelas, Les Éditions de l’Octogone, 2000. (Em francês, em flamengo e em inglês)
  • HELLER, Steven, and CHWAST, Seymour, Graphic Style from Victorian to Digital. New ed. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2001. p. 53–57.
  • STERNER, Gabriele, Art Nouveau, an Art of Transition: From Individualism to Mass Society, Woodbury – Nova York, Barron’s Educational Series, 1982. ISBN 0-8120-2105-3
  • FREIRE, Maria Lúcia Santos. Imagens da Arte Brasileira. Rio de Janeiro, 2005.
  • SERAPHIM, Mirian N. et al.. Eliseu Visconti – A modernidade antecipada. Rio de Janeiro: Holos Consultores Associados, 2012.
  • VISCONTI, Tobias Stourdzé et al.. Eliseu Visconti – A arte em movimento. Rio de Janeiro: Holos Consultores Associados, 2012.
  • MESNIL Christian, Chefs-d’œuvre de l’Art Nouveau à Bruxelles, Bruxelles, éd. Aparté, 2009. ISBN 978-2-9303-2722-8
  • BORSI Franco, WIESER Hans, VAN DER MEERSCHEN Jean-Marie, Bruxelles capitale de l’Art Nouveau, Bruxelles, éd. Marc Vokaer (Coll. « Europe 1900 »),1992.
  • LOYER François, Paul Hankar. Naissance de l’Art Nouveau, Bruxelles, éd. Archives d’Architecture Moderne, 1986.
  • MEERS Louis, Promenades Art Nouveau à Bruxelles, Bruxelas, éd. Racine, 1996.

Publicidade