Arquitetura Neobarroca
Publicidade
O renascimento barroco, também conhecido como neobarroco (ou arquitetura do Segundo Império na França e Wilhelminismo na Alemanha), era um estilo arquitetônico do final do século XIX.
O termo é usado para descrever arquitetura e esculturas arquitetônicas que exibem traços característicos do estilo Barroco, mas não pertencem ao período barroco original.
Esse estilo insere-se no contexto da segunda metade do século XIX, sobretudo a partir de 1880.
O Neobarroco foi predominantemente utilizado para a construção de teatros, visto que o Barroco contribuíra para uma grande expansão das artes cenográficas.
Elementos da tradição arquitetônica barroca eram uma parte essencial do currículo da École des Beaux-Arts, em Paris, a escola de arquitetura eminente na segunda metade do século XIX, e são parte integrante da arquitetura de arteux que ela gerou na França e no exterior.
Um sentimento exuberante a respeito do imperialismo europeu encorajou uma arquitetura oficial a refleti-lo na Grã-Bretanha e na França, e na Alemanha e Itália o renascimento barroco expressou orgulho no novo poder do Estado unificado.
Na Áustria, em especial, o neobarroco possui uma conotação patriótica, já que se relaciona com o florescimento econômico e cultural do país no século XVIII.
Em sua fase tardia influenciou e coexistiu com o Jugendstil (o Art Noveau germânico).
Saiba mais
Publicidade