Arquitetura Eclética
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Arquitetura Eclética é uma denominação de estilo arquitetônico predominantemente brasileira.
Arquitetos mais antigos certamente discordarão, mas o termo ecletismo foi uma invencionice surgida a partir de meados do século passado, empregada por arquitetos modernistas, para desqualificar os estilos Segundo Império e Beaux-arts, sob os quais uma ampla variedade de edificações foram construídas entre as décadas de 1880 a 1920.
Estes estilos, o 2º Império e o Belas-artes eram estilos muito semelhantes, amplamente adotados nas edificações europeias de fins do século XIX, e tais estilos já eram, por definição, ecléticos.
A prova de que o “Estilo Eclético” é inconsistente, vem do fato de que a página da Wikipedia com maior conteúdo sobre o tema é justamente a página brasileira. Esta mesma página atribui o Ecletismo a edifícios claramente construídos com as características dos estilos europeus já citados.
Estilos europeus estes, que também influenciavam importantes construções na Nova York do início do século XIX.
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Páginas da Wikipedia a respeito do Ecletismo em Inglês, Espanhol e Francês têm pouquíssimo conteúdo, e atribuem ao ecletismo edifícios bastante diferentes dos atribuídos na jabuticab… digo, na página brasileira.
E não adianta vir com o argumento “ai ele cita a wikipedia” porque todo mundo sabe que a Wikipedia é atualmente fonte da ampla maioria dos trabalhos de pesquisa das faculdades de Arquitetura. O fato é que a página brasileira da wikipedia sobre o Ecletismo é expressão da visão equivocada dos arquitetos brasileiros do século XX que chamam de ecléticas construções pertencentes a linha dos estilos Segundo Império e Beaux-arts.
Este edifício acima, de Nova York, ainda preservado, é classificado como Beaux-arts. Fonte
O edifício abaixo, de São Paulo, também preservado, é classificado como “Eclético”. Fonte
Mas será?
Entendo que há muitas obras edificadas no Brasil durante o período de fins do Império até fins da primeira república que são verdadeiras colchas de retalhos de caracteres arquitetônicos. Obras repletas de telhados franceses, quadrados, mansardas e frontões triangulares ou arqueados, clássicos, ornamentando portas e janelas.
De qualquer forma, essa “mistura” era também típica dos estilos europeus acima citados. O Segundo Império e o Beaux-arts eram por natureza estilos ecléticos, de forma que são praticamente sinônimos de Ecletismo. Mas possuíam nomes, e origens.
A crítica aqui se deve ao termo “eclético”, usado deliberadamente, de forma pejorativa, para propagar no pensamento comum a aversão que os modernistas tinham pela estética ornamental clássica e barroca.
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