Reconstrução de Edifícios Tradicionais

Publicidade

Enquanto arquitetos brasileiros AINDA desprezam, desqualificam e zombam dos estilos arquitetônicos tradicionais, europeus e americanos há anos não veem problema algum em resgatar e reconstruir edifícios adequando-os aos estilos históricos locais.

Não somente reconstruindo, mas em muitos casos realmente substituindo o pobre, monótono e insípido estilo modernista por edifícios que realmente reforçam e destacam a cultura local.

A seguir, vários exemplos, retirados desta página.

Alemanha

Visualização da fachada de Pellerhaus a ser resgatada e da fachada modernista atual (“Mayerhaus”):

pellerhaus-mayerhaus

pellerhaus-mayerhaus

Publicidade

Pátio de Pellerhaus antes da guerra, depois da guerra e após a recente reconstrução:

Pátio da Pellerhaus

Pátio da Pellerhaus

Detalhes:

detalhes arquitetônicos reconstruídos do pátio Pellerhaus

Detalhes arquitetônicos reconstruídos do pátio Pellerhaus

detalhes arquitetônicos reconstruídos do pátio Pellerhaus

Detalhes arquitetônicos reconstruídos do pátio Pellerhaus

Pátio Pellerhaus em direção à entrada. À esquerda, o estado atual com estrutura modernista; à direita, uma fotomontagem realizada com o uso de uma foto de arquivo:

Foto-montagem Pátio Pellerhaus

Foto-montagem Pátio Pellerhaus

Edifícios modernistas do pós-guerra já demolidos, ou cuja demolição está prevista para os próximos anos:

edificios modernistas demolidos alemanha

Edificios modernistas demolidos

-Hotel Rose, Hildesheim, 1964-1987;
-Pałac Republiki, Berlin, 1976-2008;
-Fernmeldehochhaus, Frankfurt nad Menem, 1956-2005;
-Technisches Rathaus, Frankfurt nad Menem, 1974-2009;
-Rynek, Mainz, 1970-2015;
-Fachhochschule, Poczdam, 1974-2017;
-Rechenzentrum, Poczdam, 1971-2023;
-Wohnhaus Staudenhof, Poczdam, 1972-2022.

Publicidade

Reconstruções alemãs que substituíram, ou vão substituir a curto prazo, os edifícios modernistas do pós-guerra:

reconstruções edifícios tradicionais - alemanha

Reconstruções edifícios tradicionais

 

Holanda

Edifícios modernistas em centros históricos de cidades demolidos nos últimos anos para a construção de edifícios históricos: Nijmehen, Gouda, Den Bosch e Haia

edificios modernistas demolidos holanda

edificios modernistas demolidos holanda

Novos edifícios inspirados no contexto e história local, que substituíram os edifícios modernistas demolidos: Nijmehen, Gouda, Den Bosch e Haia.

reconstruções edifícios tradicionais - holanda

reconstruções edifícios tradicionais – holanda

Amsterdã. Haarlemmerdijk 140. Um cortiço modernista de 1976, demolido em 2012 para a construção de uma nova casa Art Nouveau:

cortiço amsterdam art noveau

Cortiço reconstruído em Amsterdam sob Art Noveau

Detalhe:

Publicidade
art noveau amsterdam

Detalhe Art Noveau – Amsterdam

Saiba mais

 

Dinamarca

Este hotel na cidade dinamarquesa de Skagen foi expandido demolindo seu vizinho e replicando o edifício original, com uma ala adicional.

Hotel Dinamarquês Reconstruído

Hotel Dinamarquês Reconstruído

Veja mais

 

Hungria

Budapeste. Praça Kossuth, edifício das Associações Científicas e Técnicas MTESZ. O edifício histórico não havia sido concluído de acordo com o projeto original.

Reconstrução de edifício tradicional - Hungria

Reconstrução de edifício tradicional – Hungria

Em vez disso, em 1972 foi expandido em um estilo modernista, projetado por Béla Pintér. Recentemente, a parte modernista foi demolida. A instalação deve ser concluída de acordo com o projeto original em dois anos. Saiba mais

Por um bilhão, o governo comprou o prédio mais feio da Praça Kossuth – matéria da época no jornal húngaro Index

 

Reino Unido

Londres, O Oval Cricket Ground. O pavilhão modernista de entrada do edifício foi construído por volta de 1970. Foi demolido e substituído pela fachada atual em 2013 de acordo com o projeto do conceituado estúdio de Arquitetura ADAM:

Publicidade
pavilhão modernista demolido londres

Pavilhão modernista demolido – Londres

Bath. Apartamentos Green Park House. Edifícios modernistas da década de 1960 foram demolidos em 2016:

Apartamentos Green Park House - Londres

Apartamentos Green Park House – Londres

Londres. Hugenot Physicians House. Reconstrução do projeto 1725 em 2011:

Hugenot Physicians House

Hugenot Physicians House

Saiba mais

***

Londres. Outro exemplo da regeneração da paisagem urbana, no entanto, despertando considerável polêmica. Três casas de ‘estilo italiano’ no curso de edifícios históricos em 1846 foram destruídas durante o bombardeio de Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, um novo edifício modernista foi construído em seu lugar. Em 2016, foi demolido pelo desenvolvedor para reconstruir os edifícios pré-guerra:

“Os investidores raramente são vistos como uma força positiva em nossas cidades. No entanto, acredito que esta é uma força ideologicamente neutra e, se dirigida com habilidade, pode ser muito útil para a cidade. Minha convicção vem do fato de que também muitas de nossas amadas cidades históricas foram construídas com base na especulação. A diferença, entretanto, estava em boas regulamentações, bom planejamento espacial e educação clássica entre funcionários e arquitetos. Hoje, quando tudo isso está faltando, maximizar os lucros geralmente acaba em feiura. No entanto, não precisa ser assim, como exemplificado por Hereford Square em Londres. O investidor comprou um prédio feio do pós-guerra de 1958, demoliu-o e reconstruiu a arquitetura do período pré-guerra. Não por altruísmo, mas por lucro. Portanto, vamos nos concentrar no planejamento adequado de nossas cidades e na educação adequada dos funcionários.”

AndArchitects foi o responsável pela reconstrução, praticando um tipo de arquitetura completamente diferente do esperado. O projeto foi encontrado e divulgado por Marjo Uotila do braço finlandês da organização social Achitectonic Revolution e a descrição foi preparada por Michael Diamant da New Traditional Architecture:

Reconstrução Hereford Square - Londres

Reconstrução Hereford Square – Londres

Veja outras fotos do investimento

Publicidade

Como de costume no caso de tais investimentos, no entanto, também há críticas e desperta uma discussão acirrada. Segundo os defensores do prédio demolido, foi um exemplo interessante e bem-sucedido de modernismo pós-guerra do renomado arquiteto modernista britânico Colin St John Wilson, que só precisava ser reformado. Os críticos do investimento também perguntam sobre a sensação de demolir um edifício de 50 anos considerado “histórica e culturalmente valioso” para a construção de um novo edifício que é um “pastiche”, “populista” que pode ser construído em qualquer lugar. Alegam que ao contrário do edifício original, a reconstrução falsifica a história, nunca será uma restauração ao seu estado de pré-destruição e nunca será original.

A crítica é respondida por Arquiteto classicista Tomasz Geras:

Essa arquitetura vende porque remete ao bom gosto, combina com a vizinhança, tem uma forte relação com um padrão de cultura comumente aceito, usa uma tipologia reconhecível e – acima de tudo – parece um edifício. A tradição é uma forma de separar o lixo daquilo que a sociedade deseja manter como valor. Não vamos confundir com nostalgia.

 

Suécia

Ulricehamn. Reconstrução de uma casa de madeira concluída em 2000 no local de um pavilhão modernista demolido:

casa tradicional reconstruída - suécia

casa tradicional reconstruída – suécia

 

Rússia

São Petersburgo. O novo prédio residencial histórico deve ser colocado em uso neste verão. Saiba mais.

prédio histórico reconstruído - rússia

Prédio histórico reconstruído – Rússia

 

Polônia

Um exemplo ainda simbólico. Antes da guerra, o detalhe do cortiço foi algemado e a fachada reconstruída em modernista. Atualmente, após longas batalhas com o conservador dos monumentos de Varsóvia, Ewa Nekanda-Trepka, o prédio residencial foi restaurado aos seus detalhes originais:

Restauro e Reconstrução de Edifício de apartamentos em Varsóvia

Restauro e Reconstrução de Edifício de apartamentos em Varsóvia

Detalhes:

Não temos mais artesãos, dizem os modernistas

Não temos mais artesãos, dizem os modernistas

Saiba mais

***

Rzeszów, ul. 3 Maja. “Nos anos do pós-guerra, Paniaga foi modernizado várias vezes. A superfície da rua sofreu metamorfose, assim como as fachadas das casas, que foram significativamente transformadas nos anos 1950-1960. O edifício Art Nouveau da antiga Miejska Kasa Oszczędności, datado do final do século XIX, foi totalmente transformado. No seu lugar, nos anos 1960-1961, foi construído um novo edifício do Armazém “Delikatesy”, que na altura se distinguia por uma fachada de vidro simples e posteriormente desfigurava a rua. Foi reconstruído novamente em 2001-2002.

Galeria Paniaga - Rzeszów

Galeria Paniaga – Rzeszów

“Eu me lembro do Kosmos dos meus tempos de estudante, às vezes eu estava lá. O edifício em que estava localizado não correspondia em nada aos outros edifícios de 3 de maio. Havia também uma delicatessen, mas toda a fachada não combinava com os arredores. Foi uma vedação totalmente inútil nas proximidades de edifícios do final do século XIX e início do século XX. É por isso que olho para este edifício com muito respeito hoje, quando o seu alçado já foi alterado, tornando-o semelhante à arquitetura dos arredores. ”

Entrevista com Andrzej Szymanek, diretor da Escola Secundária nº 2 em Rzeszów, historiador

A mudança que mais chama a atenção dos habitantes nativos de Rzeszów é o prédio da Galeria Paniaga. Uma grande parte dos residentes ainda se lembra como o restaurante Kosmos e a delicatessen Społem estavam localizados lá. O edifício foi construído em 1892. No entanto, as autoridades da cidade do pós-guerra relutaram em ver sua arquitetura neobarroca e decidiram transformá-la completamente. Infelizmente, para pior. O edifício tornou-se um típico edifício realista socialista sem ostentação.

Em 2001, começou a metamorfose do edifício. Durou vários meses. Sua aparência anterior a 1960 não foi reproduzida com precisão. Em vez disso, o edifício tornou-se um elegante cortiço que pelo menos se encaixa na atmosfera dos outros edifícios em 3 Maja. ”

***

A estação ferroviária em INOWROCŁAW foi construída no final do século 19 em um estilo eclético conhecido como “Rundbogenstil” – estilo arcade ou estilo “arco redondo”. Na década de 1960, a quebra frontal de três eixos do edifício foi demolida e substituída por uma moderna.

Reconstrução da quebra de acordo com o projeto original estava relacionado à renovação e reconstrução da estação iniciada em 2013:

Inowrocław, estação ferroviária

Inowrocław, estação ferroviária

***

Czechowice-Dziedzice. Reconstrução no lugar de um pavilhão modernista da década de 1970, em 2008. O estilo histórico remete à forma da tradicional a Casa dos Trabalhadores, originalmente instalada em 1924-1973:

Reconstrução em Czechowice-Dziedzice - Polônia

Reconstrução em Czechowice-Dziedzice – Polônia

***

Zambrzyniec. Remodelação de casa, de 2014. O projeto foi realizado pela TEKA Tomasz Kuls (o mesmo arquiteto foi responsável, entre outros, pela reconstrução do palácio em Chróstnik e pelo castelo reconstruído Krzyżtopór):

remodelação de casa - polônia

Remodelação de casa – Polônia

***

Oświęcim, Praça do Mercado Principal. A demolição do pavilhão ‘Rainbow’ da década de 1960 foi associada à reconstrução da Praça do Mercado. O lugar mais importante da cidade recuperou seu harmonioso caráter histórico.

“A Loja de Departamentos “Tęcza” é um edifício construído na Praça do Mercado Principal em Oświęcim. Durante décadas, desfigurou o local e foi motivo de zombaria para os turistas. Eu vi uma loja de departamentos semelhante apenas na Tcheca Igława (Jihlava). Felizmente, “Tęcza” em Oświęcim entrou para a história.” Fonte

demolição edifício modernista

demolição edifício modernista

“Pessoalmente, sou contra a mistura de arquitetura tradicional e modernismo porque sei por experiência própria que um edifício modernista pode destruir o espírito de um lugar, mesmo de uma grande área histórica.” Leon Krier

 

Estados Unidos

Chicago, 2225 N. Lakewood Avenue. Demolição de casa modernista para reconstrução de casa em estilo tradicional:

casa modernista demolida - chicago

Casa modernista demolida – Chicago

Detalhe:

casa modernista demolida - detalhe - chicago

Casa tradicional reconstruída – Detalhe

***

Nova York. O Madison Square Garden em NY foi construído depois que a Penn Station foi demolida em 1964. Atualmente, a ideia de demolir MSG e reconstruir a Penn Station está ganhando cada vez mais adeptos e tomando forma real. Saiba mais.

Sobre a antiga Penn Station e as atuais estações de transporte de Nova York, Vincent Scully observou:

“Antes entrávamos na cidade como deuses; agora, como ratos apressados”

rebuild penn station

Rebuild Penn Station

***

Utah. Os mórmons decidiram derrubar o anexo construído na década de 1970 para o templo, para levantarem no seu lugar um no mesmo estilo que o edifício principal tem.

Reconstrução

Reconstrução de anexo da Igreja

igreja reconstruída - antigo anexo

Anexo antigo

Renderização do novo anexo, em obras

Renderização do novo anexo, em obras

Veja outras imagensvia Giorgios

 

Publicidade